Sobre nós 

  

 

                                  

 

 

A ASSEMBLEIA DE DEUS OLIVEIRA DO HOSPITAL, É UMA EXTENSÃO  DA SUA CONGENERE DE COIMBRA. 

COM O MESMO PROJECTO DE JESUS A PENSAR EM SI. 

 VOCÊ, É UMA PESSOA IMPORTANTE PARA JESUS CRISTO E PARA NÓS SEUS SEGUIDORES.

 

                         PARTE HISTÓRIA DO

       MOVIMENTO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

 

 

As Assembleias de Deus Pentecostais, herdaram algumas de suas doutrinas e práticas, do Movimento denominado Holiness, quer dizer, de santidade, que teve a sua origem por volta de 1735-1740, nos reavivamentos espirituais havidos na Inglaterra, nos USA e nos Países de Gales, liderados por várias figuras, como Jonathan Edward’s, John Wesley, George Whitefield, Charles Finney, Howell Harris e por outros.( veja-se História do Cristianismo, organizada por TIM DOWLEY, Bertrand Editora, 1995).

No que toca às Assembleias de Deus em Portugal, ficariam associadas, com o avivamento Pentecostal e os trabalhos dirigidos pelos pastores Charles Parham, William Seymour e dos jovens suecos, Gunnar Vingren e Daniel Berg. Este avivamento desde 1900 até 1909, aconteceria dentro dos Estados Unidos da América. Depois através dos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg, teve inicio também no Brasil.

 

Até 1914, o Movimento era identificado por Missão da Fé Apostólica, depois da I Convenção Geral dessas Igrejas, realizada em Abril de 1914, o mesmo Movimento passa a ser denominado Assembleia de Deus.

 

Os primeiros pentecostais no Brasil chegaram a Santa Catarina, no Sul do Brasil, a São Paulo e a Belém do Pará, em fins de 1910. Alguns comuns conflitos com os que estavam já implantados em Belém do Pará, os já mencionados missionários pentecostais Gunnar Vingren e Daniel Berg, fundaram uma Igreja em 1911, com o título de Fé Apostólica, era assim denominado o Movimento, mas este mudou de nome em Abril de 1914, nos USA, e quatro anos depois, seguiram-lhe o exemplo, passando a ser designada por Assembleia de Deus Pentecostal.

 

Nessa Assembleia de Deus, vários portugueses aceitaram a mensagem pentecostal, entre eles, os membros José Plácido da Costa, de Valezim, Seia, e Manuel José de Matos Caravela, de Vila Franca de Xira. O primeira era casado e com uma filha, o segundo, era solteiro.

 

Anos depois, sentiram os missionários suecos que os dois portugueses acima mencionados, deveriam vir anunciar aos portugueses a mensagem do Evangelho pentecostal. (Pentecostal significa: acompanhado da experiência do Baptismo no Espírito Santo)

José Plácido da Costa (ainda hoje, conhecido em Valezim como o "TIO PLÁCIDO") e a sua família fixaram-se em Valezim, em 1913, e Manuel José de Matos Caravela, fixou-se em Murtosa, terras de seus pais, em 1921.

 

Evangélicos em Portugal

 

Temos conhecimento de que desde 1897, na ex-provícia portuguesa de Cabo Verde, precisamente, na Ilha da Brava, era anunciada a  mensagem Pentecostal, não sem grandes perseguições aos que a anunciavam.

No ano de 1901, foi organizada a Igreja Pentecostal Nazarena, liderada pelo missionário enviado dessa Igreja radicada nos USA, chamado João José Dias.

 

Nesta altura não havia outra bandeira a não ser a Pentecostal, mais tarde as coisas seriam diferentes. No Continente português, entre 1900 e 1912, em Lisboa, na Igreja Evangélica da Estefânia, e em Braga, esse Movimento foi representado, pelos jovem pastores ingleses , Artur Wilks e T. Simpson, em Lisboa, e na cidade de Braga, pelo Evangelista, o Alferes Leovegildo Sales.

 

O pioneiro Pentecostal, José Plácido da Costa, convidou o Evangelista Sales, para realizar o baptismo da primeira membro do Movimento Assembleiano, em Portugal, acto esse realizado no Rio Alva, em 1913, não muito longe de Valezim- Seia.

 

Assembleias de Deus em Portugal

 

 Com já dissemos, o primeiro trabalho do Movimento Assembleiano, em Portugal, foi implantado em Valezim em Maio de 1913, e deste ano a 1919, o trabalho não progrediu muito.

No mês de Março de 1919, o casal Plácido da Costa, perdeu a sua única filha, vítima da pneumónica,  vindo a criar uma criança, de nome Jovita, a qual, ficou com o irmão Plácido até ao último de seus dias.

Foi então que Plácido da Costa, sentiu que deveria consagrar o resto da sua vida a anunciar o evangelho aos portugueses.

Mudaram-se para o Porto, depois trabalharam em Viseu e em Tondela, em colaboração com as Igrejas baptistas.

 

 

Quando Manuel José de Matos Caravela, chegou a Portugal, em meados de 1921, depois de evangelizar o Norte Centro de Portugal, pensou em casar e sua apaixonada, era uma sobrinha da esposa do pastor Plácido da Costa, chamada Palmira da Silva.

Manuel José de Matos Caravela, em Junho de 1922, dirigiu-se a Tondela, onde Plácido pastoreava a Igreja Baptista local.

Duas coisas aconteceram: Em Julho de 1922, Manuel José de Matos Caravela, fundou uma Igreja Assembleia de Deus, o que causou alguns problemas, e em 7 de Março de 1923, contraiu matrimónio com a então Palmira da Silva, e em Setembro de 1924, o novel casal fixou residência em Vila Nova de Portimão, visto que só em Dezembro desse ano é que a Vila fora elevada a cidade.


Crie o seu site grátis Webnode